DSC_0916

A aparência do Jardim Municipal da “Brisa” em Quelimane mudou consideravelmente nos últimos dias, é que aquele local alberga actualmente mais do que um restaurante e jardim, também pode se ver, várias peças de um kit constituído por nove equipamentos individuais fixos, de tubo galvanizado e laçado com robustez certificada, tendo cada, a descrição e instruções de utilização do exercício respectivo. As partes móveis da infra-estrutura funcionam com rolamentos, o que facilita o movimento, sendo estes, em caso de necessidade, de fácil substituição e fácil manutenção.

DSC_0840

O sistema de fixação é de embutir directo em betão, o que minimiza possíveis actos de vandalismo. Todos os equipamentos possuem certificado de qualidade e têm a assistência especializada da LACATONI seleccionada como parceiro tecnológico do projecto.

É o primeiro Ginásio ao ar livre na Provinha da Zambézia e um dos poucos em Moçambique tem uma forte componente de marketing social, por visar satisfazer necessidades pouco atendidas actualmente. Faz reduzir os custos dos sistemas de saúde, aumenta a produtividade e melhora o ambiente físico social.

Os promotores do projecto Ginásios ao Ar Livre defendem que “os benefícios para a saúde geralmente são obtidos através de, pelo menos, 30 minutos de actividade física cumulativa moderada, todos os dias. Este nível de actividade pode ser atingido diariamente através de actividades físicas agradáveis e de movimentos do corpo no dia – a – dia, tais como caminhar para local de trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e muitos outros desportos recreativos.”

A iniciativa é do Instituto Nacional dos Desportos (INADE), em parceria com o Conselho Municipal de Quelimane, pretende-se pôr à disposição, em espaços públicos pré – seleccionados, um equipamento composto por uma bateria de nove máquinas para exercícios físicos diferenciados para utilização pública a título gratuito.

Veja mais fotos aqui

There are no comments yet.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: