DSC_0372

 O FUNDO de Investimento e Patrocínio de Abastecimento de Água (FIPAG), na cidade de Quelimane, investiu mais de oitenta milhões de meticais, fundos do Estado moçambicano e do Banco Mundial para operacionalização e melhoramento do acesso à água potável garantindo qualidade e supressão da fraca distribuição no fornecimento dos serviços de abastecimento do preciso liquido a população.

A captação de água é feita a partir do Campo de Furos de Licuári donde a água é bombeada para um depósito elevado e seguidamente escoada graviticamente através de uma conduta adutora de diâmetro 350 mm com cerca de 51 km de extensão atravessando a localidade de Nicoadala em direcção ao Centro Distribuidor de Quelimane, desta forma o FIPAG passa a abastecer 12.687 ligações e 203 fontenários.

DSC_0396

Para satisfação da demanda de água ditada pelo crescimento populacional em Quelimane , o FIPAG procedeu à construção de uma nova captação subterrânea, denominada de Campo de Furos de Nicoadala que se localiza entre o rio Eledje (a Norte) e a localidade de Nicoadala (a Sul).

Com vista remoção do ferro e manganês para melhorar a qualidade de água foi construída uma nova Estação de Tratamento em Licuári . Com a entrada em funcionamento do Novo Campo de Furos em Nicoadala e do de Licuári, verificar-se o melhoramento significativo da qualidade, quantidade e fiabilidade no abastecimento contínuo de água às populações durante todo o ano.

Com a construção do novo Centro Distribuidor em Sampene com objectivo de aumentar a capacidade de reserva em 2.800m3, melhorar a pressão de água nas zonas críticas da rede de distribuição, garantir pressões suficientes em zonas de baixa pressão e permitir aumentar a cobertura para novas áreas de distribuição de água. Aumentou a capacidade de reserva passando dos 4.800m3 para os actuais 7.600m3.

There are no comments yet.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: