Foi concluída recentemente a recolocação da estrutura metálica na ponte que dá acesso ao bairro Ivagalane, na periferia da cidade de Quelimane, que tinha sido destruída na sequência das enxurradas registadas em 2015.

Num orçamento de pouco mais de 3 milhões de meticais, a reabilitação da infra-estrutura alivia o sofrimento da população dos bairros Ivagalane e Sangariveira em particular e no geral a todos utentes daquela via.

“Estamos muito satisfeitos por ver a ponte reabilitada porque antes, em momentos de alta maré não era possível passar pot aqui porque a ponte estava danificada” – afirmou Isabel Gonçalves, moradora do bairro Ivagalane.

Anita Alberto, utente da secundou o argumento de Isabel Gonçalves ao afirmar que antes da reposição da ponte a população via suas vidas ariscadas e os alunos que saíam do bairro Ivagalane para as escolas na cidade as vezes perdiam aulas pela dificuldade de transitar.

Apesar de trazer satisfação aos munícipes, mostra-se necessário envidar esforços e estratégias de combate a erosão para garantir seguridade e longevidade da ponte.

“O processo de reabilitação ainda está em curso, precisamos combater a erosão porque se darmos por terminadas as nossas actividades nesta ponte, em pouco tempo podemos registar um desabamento porque as águas tem tendências de alargar o caudal” – disse Yassin Calú, Vereador para a área de Infra-estruturas e Urbanização do conselho Municipal da cidade de Quelimane.

Dada a característica daquela infra-estrutura rodoviária, a transitabilidade de veículos é limitada, sendo que o peso máximo recomendado é de 5 toneladas. Esta medida visa garantir a sustentabilidade da mesma.

There are no comments yet.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: