Contrariamente ao que estamos habituados de que tudo de melhor que há no país está e acontece na capital Maputo ou nas maiores cidades, o Carnaval de Quelimane veio e está a contradizer tudo isso e principalmente o deste ano. Conheço, vivi e visito muitas das cidades moçambicanas, mas em nenhum momento vi coisas semelhantes. No igual período da realização do carnaval do ano passado, Quelimane andou fustigado pelas chuvas e inundações, mas mesmo assim os populares e outros vindouros fizeram-se presente no local do evento que passou a ser tradicional, apesar disso, o considerei de ter sido o máximo. Meus irmãos neste ano o cenário mudou para o “melhorissimo”, nunca vi tanta gente junta, alegre e motivada num único local como o que estou aqui a ver, admira-me ainda pelo facto deste evento ser de participação voluntária. Quelimane aos fins de semana não se dorme e tende a contaminar aos distritos vizinhos da região centro e norte do país que os seus residentes não perdem a oportunidade de cá estarem e presenciar de perto.
Esta vontade popular adicionada à colaboração e organização exemplar do Conselho Municipal local que nesta edição aumentou a sua contribuição em 25.000,00 Meticais para cada grupo participante dos 25 existentes em cinco Postos Administrativos, mais valores monetários para bandas e os demais participantes, só da maravilha.
Perante as evidencias não me resta mais escrever se não CONVIDAR AOS IRMÃOS RESIDENTES POR ESTE PAÍS E MUNDO FORA PARA QUE SE FAÇAM PRESENTE NO CARNAVAL DE QUELIMANE, pois que está ainda na sua fase inicial, atendendo que iniciou no dia 20 de Fevereiro e vai até ao dia 04 de Março, com interrupção aos meios de semanas.
Os meus parabéns aos munícipes de Quelimane e aos organizadores do carnaval pela alegria e maravilha que nos proporcionam e extensivo ao edil Manuel Araujoe o seu executivo pela dinâmica que trouxe para essa terra dos bons sinais.
NINGUÉM VÊ POR QUEM TEM OLHOS
QUELIMANE AGUARDA POR VÓS!

 
Texto: Francisco Rodrigues Tavares

There are no comments yet.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: