Ponte de Ivagalane condicionada

Foi concluída recentemente a recolocação da estrutura metálica na ponte que dá acesso ao bairro Ivagalane, na periferia da cidade de Quelimane, que tinha sido destruída na sequência das enxurradas registadas em 2015.

Num orçamento de pouco mais de 3 milhões de meticais, a reabilitação da infra-estrutura alivia o sofrimento da população dos bairros Ivagalane e Sangariveira em particular e no geral a todos utentes daquela via.

“Estamos muito satisfeitos por ver a ponte reabilitada porque antes, em momentos de alta maré não era possível passar pot aqui porque a ponte estava danificada” – afirmou Isabel Gonçalves, moradora do bairro Ivagalane.

Anita Alberto, utente da secundou o argumento de Isabel Gonçalves ao afirmar que antes da reposição da ponte a população via suas vidas ariscadas e os alunos que saíam do bairro Ivagalane para as escolas na cidade as vezes perdiam aulas pela dificuldade de transitar.

Apesar de trazer satisfação aos munícipes, mostra-se necessário envidar esforços e estratégias de combate a erosão para garantir seguridade e longevidade da ponte.

“O processo de reabilitação ainda está em curso, precisamos combater a erosão porque se darmos por terminadas as nossas actividades nesta ponte, em pouco tempo podemos registar um desabamento porque as águas tem tendências de alargar o caudal” – disse Yassin Calú, Vereador para a área de Infra-estruturas e Urbanização do conselho Municipal da cidade de Quelimane.

Dada a característica daquela infra-estrutura rodoviária, a transitabilidade de veículos é limitada, sendo que o peso máximo recomendado é de 5 toneladas. Esta medida visa garantir a sustentabilidade da mesma.

As obras da estrada 2022 que liga Benedito/Sangariveira, em setenta e cinco por centos de execução.

s1480051
As obras de asfaltagem da estrada 2022, que parte da Av. Julius Nyerere (Benidito Mussa) que liga a unidade residencial de Sangariveira num troço de aproximadamente dois quilómetros (2km), encontram-se em setenta e cinco por centos de execução (75℅), segundo informações avançadas na manha desta quarta-feira (21) por John Banda, Director de estradas do Conselho Municipal de Quelimane.

Segundo Banda, depois da fase de formação da estrada com construção de aquedutos, e de solo-cimento, as obras agora se encontrão na fase de espalhamento do Mc 30, a posterior a fase da rega de 80/100 de asfalto.

“Se as obra continuarem neste ritmo de execução, a previsão da sua entrega esta para o mês de Novembro do ano corrente, aos munícipes da cidade de Quelimane, segundo informações avançadas pela empresa Ceta,  responsável pela obra”. Disse John Banda

A estrada Benedito Mussa / Sangariveira, esta orçada em catorze milhões e novecentos mil meticais, tem o seu prazo de seis meses, por razoes alheias a vontade ouve um atraso nó inicio das actividades, devido as chuvas.s1480022

Com a conclusão das obras, espera-se uma óptima transitabilidade de velocípedes e peões, e transporte de produtos agrícolas, desta forma abrindo novas oportunidades de negócios nas regiões de Benedito, Sangariveira e Ivagalane.

Neste momento a vereação esta privilegiar o tapamento de buracos nas rodovias da zona urbana e na manutenção de estradas suburbanas com trabalhos rotineiros de nivelamento, e com o projecto de colocação de pavê em algumas ruas da cidade.

 

 

Campanha de vacinação contra a raiva nos bairros de Quelimane

hard_vacina-de-caes-raiva_paulo-mulaza_ja-imagens

Serviços províncias de Pecuária da Zambézia em parceria com o Conselho Municipal de Quelimane, estão a levar acabo deste o dia 12 de Setembro a 24 de Outubro do ano corrente, a campanha de Vacinação Anti-rábica, nos bairros e postos administrativos urbanos de Quelimane.

Segundo informações avançadas na manha desta segunda-feira (19), pelo Director de agricultura, pecuária e pesca do Município de Quelimane, Kilner Joenta, a  adesão às Campanhas de Vacinação contra Raiva, tem mantido o município livre da raiva nas pessoas e em cães e gatos.

“Por isso devemos manter ainda o hábito de anualmente levar os nossos animais de estimação, as campanhas de vacinação anti-rabica que são gratuitas” segundo joenta, alem de obrigatório, é o factor de maior relevância para garantir a manutenção de controlo da raiva nos animais.

Avança ainda que, as campanhas de vacinação, que decorrem anualmente, visam mitigar o efeito da raiva em tratamento preventivo, no sentido de manter as comunidades livres deste mal. Kilner Joenta diz que, a raiva é uma doença de animais que eventualmente pode acometer seres humanos, o vírus rábico é bastante grave e quase sempre leva o paciente à morte. A vacina age estimulando o organismo a produzir sua própria protecção (anticorpos) contra a doença.

Segundo Joenta , os postos de vacinação, estão espalhados   em todos os bairros da cidade, de segunda a sexta-feira, no período das 7 as 13 horas.

 

Ivone Soares modera palestra no salão nobre do CMCQ

s1440022Com objectivo de partilhar conhecimento e ideias, o Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, realizou no paço da edilidade, na passada terça-feira (13), uma palestra titulada “desafios da juventude em tempos de conflitos” proferida por Maria Ivone Soares, membro da Assembleia da Republica de Moçambique, e Chefe da Banca Parlamentar da Renamo.

Segundo Ivone Soares, para os jovens, desafio é um conjunto de barreiras e obrigações que é colocada para que se veja ultrapassada a dificuldade. Os desafios da juventude em tempos de conflito, sendo eles a base da força das sociedades para persecução das suas tarefas, principalmente em tempos de conflitos armandos que o País vive, muitas vezes são os jovens que agem como protagonistas, alistados para fazerem parte de uma ou de outra frente de combate.

Para Ivone Soares, jovem é todo aquele que é considerado o futuro de uma sociedade, porque é nele que se deposita a confiança e a esperança, porque só com eles uma nação tem todos os elementos necessários para progredir, pelo facto de estarem em fase de crescimento.

“Cabe aos jovens pela sua condição física, irreverência e entrega abnegada, garantir que os destinos das nações possam ser prósperos. Para que isso aconteça, a juventude deve ter oportunidades necessárias para brilharem e devem ler a Constituição da Republica, para melhor se defender ”- disse.

Uma palestra que contou com a casa cheia, onde juntou organizações da sociedade civil, partidos políticos, estudantes e munícipes no geral.

Município de Quelimane, acolhe estudantes estagiários do ISCISA

imagem-duplicadaNo Âmbito das actividades de formação de quadros de saúde desenvolvidos pelo instituto superior de ciências e saúde de Quelimane (ISCISA), a vereação de saúde e acção social do Município de Quelimane, acolheu um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em saúde publica requalificação do ISCISA, para o seu estágios integral e final, num período de 18 semanas.

O estágio que teve inicio no dia 29 de Agosto do ano corrente, tem como objectivo levar os estudantes a aliar os conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas aos aspectos práticos de várias cadeiras que tiveram ao longo dos três anos de formação. Os estudantes estagiários realizam as suas actividades nos postos administrativos urbanos e vereações do Município de Quelimane, numa carga horária de oito horas por dia.

Espera-se que no final do estagio, os estudantes tenham consolidado os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula com a pratica no terreno, e acima de todo tenham colaborado para a melhoria da gestão dos cuidados de saúde primários nas áreas de saúde onde estão a efectuar os seus estágios, e tenham colaborado para a melhoria do conhecimento e envolvimento da população na identificação dos problemas que afectam a sua saúde e bem como a sua respectivas soluções, garantido assim o melhoria do estado de saúde da população.

 

Palestra “Desafios da Juventude em Tempo de Conflito”

ivon1Com Objectivos de partilhar conhecimentos e ideias, o Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, convidou a Sra. Maria Ivone Soares, Membro da Assembleia da Republica de Moçambique, Chefe da Bancada Parlamentar da RENAMO, para proferir uma palestra, no salão nobre do Município de Quelimane, na terça-feira, 13 de Setembro do ano corrente pelas 15:30h, com o tema “Desafios da Juventude em Tempo de Conflito”.
Ivone Soares, Licenciada em Ciências de Comunicação e Mestre em Administração Publica, foi Vice-Presidente da Comissão das Relações Internacionais, Segunda Vice-Presidente do Gabinete da Juventude Parlamentar (2010-13). Desempenhou a função de Relatora da Comissão de Ética Parlamentar (2013-14), Eleita em Fevereiro de 2014 Presidente da Liga da Juventude da Renamo. Desde 2015, assumiu os cargos de Chefe da Bancada da Renamo, no Parlamento Moçambicano, Vice-Presidente da Juventude no Continente Africano e Membro da Comissão Permanente de Justiça e Direitos Humanos no Parlamento Pan-Africano.
Participe!…

Presidente do Município de Quelimane, em busca de parcerias no estrangeiro

manuel-de-araujo-copyO presente do Município de Quelimane, Manuel de Araújo encontra se na europa no âmbito da internacionalização da Marca Quelimane rumo aos bons sinais, por sinal um dos pontos no manifesto eleitoral de 2013.

Manuel de Araújo escalou a Holanda a convite da UN Habitat e da empresa ARCADIS, uma Agencia das Nações Unidas que lida com questões urbanas para se inteirar da experiencia dos municípios de Amesterdão e Roterdão, que como Quelimane se encontram abaixo do nível médio das aguas do Mar.

Para alem de encontros com autoridades municipais Manuel de Araújo manteve encontros com varias empresas responsáveis pela gestão da água, drenagens, diques, canais que fazem de Amsterdao e Roterdão exemplos únicos da transformação da água como uma oportunidade de negócio.

Em Haia, para alem do encontro de cortesia no ministério dos Negócios estrangeiros, Manuel de Araújo participou na reunião inaugural do Parlamento Global de Presidente de Município, uma instituição que pretende fazer ouvir a vos dos municípios a escala global. Na reunião destacaram se as apresentações feitas pelos município de Haia, Roterdao, Cape Town, Columbia, Cascais, Bristol, Palermo, Nova Delhi, Rabat, Seul, Pilar entre outros.

Em Roma Manuel de Araújo esta a convite de empresários que pretendem apoiar o município de negócios na área de gestão de agua.

De referir que as despesas destas deslocações são suportadas pelas entidades que convidam.

Celebrações do 42ª aniversário dos acordos de Lusaka

 

DSC_0004Celebra-se hoje em todo em todo território nacional, o 42° aniversario dos Acordos de Lusaka, assinados na Zâmbia, em 1974, que puseram fim a guerra de 10 anos pela independência. A data é comemorada como Dia da Vitória e dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional.

Na Província da Zambézia as cerimónias centrais da efeméride, tiveram lugar na cidade de Quelimane, na praça dos Heróis de Moçambicanos.

As celebrações de 7 de Setembro deste ano, decorrem sob o lema “Combatente na Vanguarda pelo Desenvolvimento da Produção e Desenvolvimento.