Mudanças Climáticas: Equipe da USAID visita Quelimane.

O Presidente do Conselho Municipal de Quelimane, recebeu em seu gabinete de trabalho uma equipe da Agencia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) que veio a Quelimane para avaliar o impacto das cheias com vista a preparar um pacote de apoio as vitimas das cheias. A USAID tem estado a trabalhar com o Conselho Municipal de Quelimane num projecto ambiental de mitigação de problemas ambientais face as mudanças climáticas. Segundo Manuel de Araujo já foram criados sistemas de aviso prévio em todos os bairros com o objectivo alertar os munícipes sobre eventuais desastres naturais.

Programa de adaptação das cidades costeiras de USAID em parceria com Conselho Municipal de Quelimane

O sistema de aviso prévio funciona através de uma linha de SMS e uma central criada para distribuir informações de previsão meteorológica incluindo de fenômenos calamitosos. O extermínio de arvores no mangal para produção de combustível lenhoso por parte de alguns cidadãos carenciados esta a devastar os mangais facto que pode aumentar o nível de vulnerabilidade de cheias e inundações e outros perigos ambientais. Numa outra abordagem o Autarca falou de um plano de transformação do lixo inorgânico para a concepção de material de construção, para concretizar este ultimo projecto a edilidade esta a trabalhar em parceria com a Universidade de Lappeenranta e o município do mesmo na Finlândia.

Lappeenranta

Antes deste encontro uma equipe do município de Quelimane esteve reunida em Pemba. com o Conselho Municipal local para abordar questões ligadas a mudanças climáticas. No regresso a Quelimane a equipe viu in-loco os prejuízos causados pelas chuvas no troço Maganja – Nampula, ao longo da estrada nacional numero um. É pensando na prevenção de situações de gênero que o Município de Quelimane esta envolvido no referido projecto de mitigação das mudanças climáticas em parceria com a USAID.

Mudanças Climáticas: Equipe da USAID visita Quelimane.

Veja a galeria de fotos encontro aqui

There are no comments yet.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: