14703793244_8db8f0e1c8_oO aumento de zonas com aguas estagnadas mobilizou um grupo de amigos de Quelimane a buscar uma mudança na paisagem da capital das bicicletas. Chama-se Movimento Quelimane Cidade Limpa, e é uma iniciativa genuína do Conselho Municipal, cujo o objectivo central é higienizar os bairros periféricos com maior destaque para os locais por onde passam as valas de drenagem que servem para o escoamento de águas pluviais .

Neste sábado munícipes residentes em vários bairros da urbe, líderes políticos, dirigentes municipais, destaque para Manuel de Araújo o Edil de Quelimane que não quis deixar os seus créditos em mãos alheias juntaram-se para uma jornada de limpeza.14706577995_1ce3c378a4_o

O “Movimento Quelimane Cidade Limpa”   surgiu no ano passado e até ao momento contabilizam-se pouco mais de 15 encontros como os de género e cada evento vai aumentando a sua robustez ao nível de participantes. Com a construção das valas de drenagem na urbe surgiu um novo desafio para a edilidade, consciencializar os munícipes sobre o uso correcto desta imponente infraestrutura, a existência de águas estagnadas abre espaço para a ocorrência de doenças como a Malária, Cólera entre outras. Uma via de baixo custo encontrada pela edilidade foi juntar-se aos residentes destas zonas para jornadas de limpeza com vista a consciencializar sobre a importância de cuidar-se do meio onde vivem.

Para Manuel de Araújo, Presidente do Conselho Municipal, limpar Quelimane é tarefa de todos sendo que cada munícipe deve cuidar da sua residência e do meio onde vive.

Quelimane Cidade Limpa juntou no pretérito final de semana pouco mais de trezentas pessoas que quiseram prestar o seu contributo para uma cidade cada vez mais limpa e rumo aos bons sinais.

Manuela Ribeiro uma das munícipes que esteve no local disse considerar que este envolvimento das autoridades é que marca a diferença no seio da comunidade “ é muito bonito e acho sinceramente muito lindo, que os nossos dirigentes municipais tenham este habito de descer do topo para vir limpar as nossas valas e casas, é simplesmente inacreditável ”

“Manuel de Araújo e seu elenco são homens a sério, estes são dirigentes sim , nos população queremos sentir este carinho dos que nos governam, não basta sentar nos gabinetes deve vir e sujar-se também, sinto que mesmo com os problemas que temos, nós Quelimanenses temos os melhores dirigentes, faltam recursos porque vontade da parte deles vê-se que há” – Felix António outro amigo de Quelimane que fez-se presente na jornada de limpeza.

Depois da missão cumprida, ficaram as perguntas: para quando o próximo encontro? Qual será o bairro beneficiário? São questões que teremos muito gosto em responder, pois mostram o quanto amamos a nossa terra, mostram o desejo de contribuir e Quelimane faz-se com a ideia e opinião de cada um de nos.

Até breve amigos de Quelimane

There are no comments yet.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: