1 2

Por ocasião do dia 3 de Maio, o dia Internacional da Liberdade de Imprensa que amanha  celebra-se, O Conselho Municipal de Quelimane associa-se a esta data, exortando a todos que tem direito e dever  de informar e serem informados, para que o façam  de uma forma isenta e justa.

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa foi criado em 1993 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Mais que uma data meramente comemorativa, trata-se de um momento de reflexão sobre a importância da imprensa para uma sociedade livre e um alerta quanto aos perigos e ameaças a esse princípio fundamental do Estado de Direito.

Numa mensagem enviada a propósito deste dia a diversos órgãos de informação da cidade de Quelimane e não só lê-se o seguinte: “Celebra-se amanha, dia 3 de Maio, o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Nesta data celebra-se a instauração da liberdade de imprensa em todo o mundo. Esta efeméride conduz-nos inequivocamente, para uma profunda reflexão sobre o papel da imprensa, pois esta desempenha uma acçao fundamental na promoção dos direitos humanos, do desenvolvimento económico, político do país, devendo a ética ser o dogma de todos aqueles que, tem a nobre missão de informar sobre a verdade dos factos”

Na referida mensagem emitida pelo Conselho Municipal de Quelimane através do Gabinete do Presidente , repudia-se viemente as agressões que os Jornalistas tem sofrido nesta urbe e na Zambézia,  a destacar:

Na semana passada, o repórter e representante do Jornal @Verdade , o Jornalista Marcelino Mueia foi-lhe vedado o acesso á recolha de informação sobre a reunião do quadros do Partido Frelimo, tendo-lhe sido retirado a câmara fotográfica e bloco de notas. No entanto este não é o primeiro caso de género, em 2013 o Jornalista da STV, Jorge Marcos, foi molestado por recolher imagens na sede Provincial do Partido Frelimo, António Zefanias do Diário da Zambézia aquando das eleições autárquicas , em Novembro de 2013 , foi vitima de agressão e proibição ao direito de recolha de informação no bairro Icidua, tendo-lhe sido retirada a maquina fotográfica e causado danos materiais à sua viatura.

There are no comments yet.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: