Munícipes da unidade residencial de Sampene em Quelimane, beneficiam de um mercado municipal. Trata-se de um espaço identificado pelo Conselho Municipal e entregue aos comerciantes que exerciam as suas actividades nas ruas e outros locais considerados impróprios para a prática de actividades comerciais.

Espera-se que com a entrada em funcionamento daquele mercado, poder encurtar distâncias, visto que antes os munícipes daquela circunscrição geográfica tinham que percorrer, muitas vezes, longas distancias para efectuar as suas compras em estruturas mais adequadas e agradáveis.


Tonito Victor, 30 anos de Idade, residente em Sampene, Pai de dois filhos é um de muitos jovens que vendem os seus produtos naquele mercado, aceitou falar a nossa reportagem. Victor refere que foi um dos primeiros vendedores naquele espaço que hoje é transformado num mercado convencional de venda de produtos alimentares de primeira necessidade “a maioria das senhoras que estão aqui hoje vieram do antigo mercado do Massupadha, onde as suas bancas foram destruídas pelo proprietário do terreno”- lembra. O novo mercado de Sampene conta actualmente com pouco mais de 50 bancas fixas, repositórios de água e um sanitário publico com espaços reservados para homens e mulheres bem como adaptado para acomodar pessoas portadoras de deficiência física.

“De referir que ainda temos muito espaço para ser ocupado. Em termo de higiene estamos bem, contamos com um sanitário de raiz que contem bloco feminino e masculino e também temos uma boa manipulação de alimentos e gestão do mercado. Para um futuro breve gostaríamos que o Mercado Municipal de Sampene, conta -se com uma obra de raiz, muro de vedação e outras acções.’’ Explica- Tonito Victor que olha o futuro com esperança.

O Vereador para área de Mercados e Feiras no Conselho Municipal, Celestino Ginote, sublinha que a existência do mercado naquela zona é uma mais-valia para a população de Sampene bem como para o Conselho Municipal de Quelimane, visto que antes a população tinha que percorrer longas distâncias para aceder a este tipo de serviços. Ginote avança que o Governo Municipal de Quelimane tem muitos planos para implementar e que na sua visão é preciso ter foco “gostaríamos de melhorar ainda mais o mercado de Sampene, desta forma proporcionar melhores con- dições de trabalho aos comerciantes be

There are no comments yet.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: