Singapura

Manuel de Araujo em Santarem - Portugal

Manuel de Araujo em Santarem – Portugal

O Presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel de Araújo fez em 2014 6 viagens ao estrangeiro, sempre a convite de entidades externas, onde tratou de temas como a cooperação na área da cultura, atraccão de investimento, promoção turística, Smart Cities, mobilidade e infra-estruturas urbanas. Essas viagens resultaram também na promoção de Quelimane na imprensa internacional, com relevo para as entrevistas e reportagens em órgãos   de comunicação Portugueses e Ingleses .

Nas deslocações ao estrangeiro, Manuel de Araujo passou quase 30 dias fora do pais, com passagens por Portugal, Singapura, Washington DC, França, África do Sul entre outros. A grande motivação das deslocações foi a promoção da marca Quelimane e a divulgação externa da cidade para atrair investimento. O objectivo é abrir portas para trazer autarcas e investidores à cidade.

Os contactos na área do turismo, da cultura e da inovação foram outras das intenções das deslocações. Um dos países que mais se avançou em conversações foi a República Portuguesa onde Manuel de Araujo esteve em Dezembro e levou consigo 14 empresários do município de Quelimane a convite do Núcleo de empresários da região de Santarém, inauguravam desta forma a primeira fase da internacionalização da marca “Quelimane rumo aos Bons Sinais”. De Araujo reuniu-se com autoridades municipais e governamentais portuguesas destaque para o encontro de cortesia com o Ministro Português do emprego e solidariedade, o Secretário do estado e emprego, o Presidente do Instituto de emprego e formação profissional, bem como os Presidentes das câmaras municipais de Aveiro e Santarém, Ferreira de Zêzere, Chamusca, Abrantes, Vouzela entre outras. Na senda desta viagem prevê-se que empresários Portugueses escalem o município de Quelimane em Março deste ano para verificar in-loco as oportunidades existentes para a criação de parcerias e instalação de negócios em Quelimane e na Zambezia.

Vencedor do governação (Drivers of Change Award, Government Category)

Vencedor do governação (Drivers of Change Award, Government Category)

Em Dezembro a visita de Manuel de Araujo a África do Sul traduziu-se no destaque internacional , O Edil de Quelimane foi distinguido no âmbito do exercício exemplar da função de edil com o premio regional (SADC) de boa governação (Drivers of Change Award, Government Category). Trata-se de um premio atribuído pelo The Mail and Guardian and Southern Africa Trust que condecora os promotores de mudanças na África Austral e na categoria de boa governação. Os premiados são considerados exemplos de como as coisas podem ser feitas de forma diferente e fontes de inspiração para muitos outros indivíduos com responsabilidade de liderança no governo, empresas e organizações da sociedade civil a colaborar em novas abordagens para superar a pobreza na África Austral.

De Araujo foi orador na Howard University uma das mais prestigiadas universidades do mundo em Washington sobre “democracia e eleições em Moçambique” Na Palestra participaram diplomatas, pesquisadores, docentes e discentes residentes na capital dos Estados Unidos da América. O mesmo tema também foi apresentado pelo Edil de Quelimane na Universidade de Colúmbia em Nova York. De Araujo este em Guatemala onde participou no Antigua Fórum, um evento organizado pela universidade Francisco Marroquin, e em Atlanta apresentou três palestras nas universidades Morehouse e Spelman Colleges. Nos Estados Unidos da América o Presidente do Conselho Municipal de Quelimane manteve encontros de cortesia e de trabalho com varias instituições como o Carter Center, Freedom House, National Democratic Institute, International Democratic Institute, Millennium Challenge Corporation, USAID entre outras.

Manuel de Araujo - Edil de Quelimane

Manuel de Araujo – Edil de Quelimane

Sob o lema “Cidades simpáticas e sustentáveis: Desafios Comuns, Soluções partilhadas ” decorreu entre os dias 1 a 4 de junho de 2014 em Singapura a cimeira mundial de cidades e o fórum de Presidentes dos Municípios, nos encontros participaram pouco mais de mil pessoas provenientes de cento e vinte e cinco países dentre Presidentes de  Municípios, Ministros, Governadores, CEO de empresas privadas e publicas, oficiais das Nações Unidas, da Interpol, Gestores de Zonas Económicas especiais, agencias de atracão de investimentos de todos os continentes . O encontro realizou-se numa altura em que a urbanização tornou-se   um fenómeno complexo, exigindo uma colaboração permanente entre os sectores publico e privado . No encontro foram partilhadas experiencias de gestão de cidades, planificação estratégica, promoção do emprego, inovação tecnológica, gestão de lixo, do ambiente, mudanças climáticas, trafego, crime entre outros.

Com a Ministra do Comercio da FrançaA convite das autoridades Francesas o Presidente do Município de Quelimane esteve de visita a França em Fevereiro de 2014 para participar do Programa de Futuros Líderes, que foi criado em Março de 1989 e esta sob jurisdição do Centro de Analises, Planificação e Estratégia do Ministério dos Negócios Estrangeiros da França . A visita incluiu encontros com membros do Governo responsáveis pela áreas de desenvolvimento e da Francófonia, deputados da Assembleia Nacional, Candidatos a Presidência de Municípios, empresários do Interior da França, da Direcção geral da mundialização, professores universitários, jornalistas, membros seniores do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Interior da França dentre outras.    Anualmente são convidados 85 personalidades estrageiras e membros de organizações, o programa hablita os convidados que na optica do MNE Francês “são indivíduos destinados a exercer posições de relevo nas cenas política, académica, comunitária, sindical, e económica dos países com relações com a França” O Objectivo é fazer com que estas personalidades melhorem o seu conhecimento sobre a França em todos os aspectos, criando laços especiais. Manuel de Araujo é o quarto moçambicano a ser convidado para este programa.

Vejam mais fotos aqui

There are no comments yet.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: