A Direcção Provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social na Zambézia através do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFP), realizou, esta terça-feira, 27 de Outubro, em Quelimane, a 1ª Conferência Provincial sobre Estágios Pré-Profissionais.

O encontro teve lugar no quadro da reflexão conjunta e busca de experiências práticas dos diferentes actores, no concernente à preparação que têm tido os jovens e candidatos a emprego para o mercado laboral. A conferência contou com a presença de pouco mais de 120 participantes, desde actores do mercado laboral, empregadores, trabalhadores, jovens estagiários e finalistas, provedores de emprego e formação profissional, empresas e agências recrutadoras de mão-de-obra, académicos, engenheiros dos diferentes ramos de actividade, governantes, entre outros.

Durante a conferência foram assinados diversos memorandos de entendimento institucionais com vista a dinamizar e a massificar a mão-de-obra juvenil na Província da Zambézia e no Município de Quelimane em particular. Manuel de Araújo, Presidente da Autarquia, referiu na ocasião no seu discurso de boas-vindas, a necessidade dê-os jovens estagiários engajarem-se no sentido de assumir as suas responsabilidades no decurso deste exercício. Araújo vincou também à necessidade do Governo Nacional criar um ambiente afável para o desenvolvimento sustentável de Moçambique advogando que o espectro da instabilidade político-militar que se assiste nos últimos anos em Moçambique é nocivo para o crescimento que se almeja.

 “Apelamos a todos os jovens que se abstenham de todas as manifestações nocivas à convivência e coexistência pacíficas tais como exclusão social, segregação com base na filiação partidária, origem provinciana, entre outras, porque são comportamentos que minam a verdadeira unidade nacional e são a causa da instabilidade político-militar que tem dilacerado o tecido social e económico de Moçambique. Com a paz haverá muitos investimentos e muitos postos de trabalho”. – Concluiu o Autarca.

There are no comments yet.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: