DSC_0033A Universidade Pedagógica, delegação de Quelimane, realizou na tarde desta segunda-feira (14), a Inauguração de uma nova residencial localizada na zona de Morropue, uma infra-estrutura constituída por dezanove quartos, uma obra que custou cerca de trinta e três milhões de meticais e que devera servir principalmente aos funcionários da Universidade Pedagógica no país.

O Reitor da Universidade Pedagógica, Prof. Doutor Rogério José Uthui, que descerrou a placa, avançou aos presentes que a infra-estrutura ora inaugurada, vai permitir as deslocações de docentes estrangeiros a Cidade de Quelimane, numa fase em que a UP Quelimane esta avançar para a introdução já no próximo ano de 2016, o primeiro curso de mestrado.

 “Este empreendimento ira facilitar no meu ponto de vista financeiro, a acomodação de todas estas individualidades que se irão deslocar a Quelimane. Será em terceiro lugar uma fonte de receitas adicionais para apoiar projectos diversos de pesquisas de ensino pós-graduação de extensão universitária dentro da UP.” Disse

Na ocasião o Presidente do município de Quelimane, Manuel de Araújo, enalteceu a Universidade Pedagógica pelo esforço que tem empreendido para a materialização com sucesso dos objectivos pelos quais foi concebida, formar a juventude, formar os docentes e formar técnicos de diversas áreas.

“A universidade pedagógica celebra trinta anos deste percurso que a todos nos orgulha e especificamente catorze anos da delegação de Quelimane, o seu contributo tem sido imensurável e bastante apreciada por todos sectores da nossa Sociedade” Disse Araújo.

Segundo Manuel de Araújo, 48 ٪ dos quadros de ensino superior no Conselho Municipal de Quelimane foram formandos ou ainda estão em formação na Universidade Pedagógica delegação de Quelimane, e isso contribui para a melhoria dos serviços que a edilidade presta aos munícipes, mais também tem melhorado em grande o quadro técnico do Município.  

Criada em 1985, como Instituto Superior Pedagógico (ISP) e transformada em 1995 em Universidade Pedagógica, a UP é uma instituição pública de ensino superior vocacionada para formação de professores e quadros da educação.

There are no comments yet.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: