Foi lançada na tarde de hoje, 16 de Dezembro de 2013 no Salão Nobre do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, mais uma obra literária que tem por titulo “Envelhecer em Moçambique: Dinâmica do Bem-Estar e da Pobreza”, dos escritores António Francisco, Gustavo Sugahara e Piter Fisker.
Esta iniciativa foi levada a cabo pelo Conselho Municipal da Cidade de Quelimane (CMCQ) em colaboração com o Instituto de Estudos Económicos e Sociais (IESE), a Fundação para o Desenvolvimento da Zambézia (FDZ), e o Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais (CEMO).
O evento contou com a participação do Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, Professor Doutor Manuel de Araújo, o Professor e Escritor António Francisco em representação dos outros autores da obra, adultos da terceira idade, jornalistas, académicos, estudantes, profissionais do sector privado e publico, funcionários das ONG’s e do Estado
Na ocasião o edil de Quelimane, Manuel de Araújo disse aos presentes que a obra é uma mais-valia porque levanta questões e trás respostas a cerca da velhice em Moçambique, e através desta escrita poder-se a saber qual o papel a ser despenhado na economia e na sociedade pelas pessoas que saem da idade activa e passam para a reforma. “Para o Município de Quelimane é importante que comecemos a pensar como é que daqui a 30 ou 40 anos podemos nos estruturar para que os idosos não passem a ser os mendigos e vulneráveis da cidade”. No prolongar da sua intervenção De Araújo, lamentou as precárias condições em que se encontra a casa dos idosos do Coalane.
O Professor e Escritor António Francisco na sua intervenção deixou a seguinte mensagem “é um prazer enorme estar mais uma vez na cidade de Quelimane para partilhar este assunto que é do presente mais muita gente pensa que é do futuro. Salientar que a obra foi produzida em Português e Inglês, para quem não ter acesso manualmente pode obter em versão electrónica a partir da Internet na página da IESE www.iese.ac.mz. Poderão encontrar três questões fundamentais e que procuramos responder ainda na obra, a primeira: Os Idosos são mais pobres ou menos pobres do que o resto da População? A segunda: O aumento da esperança de vida é um activo ou é um fardo? Ou seja viver mais para quê? E a terceira: que opção para uma protecção social para o idoso?
Além da oferta de 20 livros em Português e Inglês, o Conselho Municipal de Quelimane ofereceu aos participantes um lanche no final deste encontro de reflexão.

There are no comments yet.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: