A capital provincial da Zambézia, Quelimane, completa hoje o seu septuagésimo terceiro aniversário, desde que foi elevada àquela categoria, em 1942.

A Cidade de Quelimane vive hoje em tempos de recuperação econômica social e cultural. O esforço de reabilitação do patrimônio histórico e também dos bairros municipais é bem evidente e tem vindo a transformar a cidade, pese embora o esforço geracional que ainda necessita. A instalação de empresas da área tecnológica e a dinâmica de Quelimane em particular da edilidade, tem permitido que a autarquia diversifique a sua economia e veja o futuro com esperança. A excelente rede de transportes urbanos que vem surgindo, a rede hospitalar notável que possui, os níveis de segurança que apresenta e a sua dinâmica social e cultural, fazem hoje de Quelimane uma cidade acolhedora, tanto para pessoas como para empresas, que aproveitam os preços do mercado relactivamente baixos quando comparados com outras cidades.

O Turismo veio também impulsionar a cidade e as suas dinâmicas. O Aeroporto constitui hoje como um factor de desenvolvimento importante para a cidade, bem como o turismo que chega por via rodoviária. Esta dinâmica tem assente numa politica de criação e promoção de eventos e na promoção da marca municipal internacionalmente. O turismo constitui, por isso, hoje, um factor de forte desenvolvimento econômico e criação de empresas, que o Conselho Municipal de Quelimane tem procurado compatibilizar com as tradições da cidade e da sua gente.

Em 2014 Quelimane foi eleita a cidade modelo em transparência e boa governação ao nível da SADC, galardão que muito merecidamente os munícipes e a autarquia conseguiu conquistar fruto da colaboração entre os munícipes e a edilidade. A quatro anos, a perspectiva de desenvolvimento social e econômico parecia eternamente adiada e tudo mantinha-se estático. Porem nos últimos dias, a cidade de Quelimane tem vindo a ganhar uma nova imagem. Um pouco por todo o lado assiste-se à construção e reabilitação de estradas e alguns espaços, que se vão transformando em locais de serviços, habitação e lazer, dando um novo folego a autarquia. É caso para dizer que temos uma cidade rejuvenescida. Em 2015 o CMCQ foi distinguido pela fundação MASC – Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil pela sua dedicação a defesa da causa pública, testemunho do esforço que a edilidade vem realizando. Neste data
que celebrámos mais um aniversário de elevação à categoria de cidade queremos continuar a contar com o seu apoio caro municípe da cidade dos Bons Sinais

There are no comments yet.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: